terça-feira, 26 de abril de 2011

Notícia: Torneio de Páscoa anima fim de semana prolongado em Faiões

A aldeia de Faiões, concelho de Chaves, foi palco do I Torneio de Páscoa destinado a naturais e residentes da povoação, na modalidade de Futsal. A iniciativa, decorrida entre os dias 22 e 25 de Abril, foi organizada pelo Centro Desportivo e Cultural de Faiões (CDC Faiões) e atraiu dezenas de visitantes ao campo da aldeia.

Equipa vencedora do I Torneio de Páscoa (CDC Faiões) Fotografia: Daniela Pereira
Durante os quatro dias do torneio, dezenas de apoiantes deslocaram-se ao local para apoiar as 7 equipas participantes. Com idades compreendidas entre os 13 e os 56 anos, cerca de 50 jogadores de ambos os sexos defenderam a camisola num torneio amigável e repleto de divertimento. Entre risos e brincadeiras, os presentes iam gritando pelos seus favoritos enquanto aguardavam que o mau tempo que se fez sentir ao longo de todo o fim de semana não condicionasse a realização desta iniciativa. O bar improvisado, a cargo da organização, fez sucesso nos momentos mais quentes do torneio, refrescando jogadores e claques com águas, sumos e cervejas.

As equipas, divididas em dois grupos, disputaram entre si os lugares mais altos da tabela de classificação. O último jogo do torneio, realizado na tarde de segunda-feira, levou as emoções ao rubro quando as equipas “Snack-bar O Vasco” e “Cruzeiro” empataram a 5 golos, decidindo a penalties o grande campeão da aldeia. Apesar da difícil disputa entre os dois fortes candidatos ao título, a maior taça acabou por ser entregue à equipa “Cruzeiro”, vencendo por 3 bolas a 2. As restantes seis equipas participantes também levaram para casa as taças referentes às classificações do 2.º ao 7.º lugar. Foram ainda entregues três taças simbólicas, independentes da classificação final da respetiva equipa. Pedro Rodrigues recebeu a taça de guarda-redes menos batido, avaliada pelo número de golos sofridos. A taça de melhor marcador foi repartida entre Clemente Oliveira e David Ferreira, com 14 golos marcados. A equipa “Ferrugem/Reumáticos” levou ainda para casa, além da taça correspondente ao 6.º lugar, o troféu de equipa fair-play pelo espírito demonstrado por todos os jogadores no decorrer do torneio.
 
A organização faz um balanço final bastante positivo da iniciativa, afirmando que a adesão de jogadores e apoiantes surpreendeu as expectativas iniciais. Clemente Oliveira, membro do CDC Faiões, refere que “o povo da aldeia gosta muito de conviver e comparece sempre quando há atividades do género, dentro e fora da povoação”. Clemente salienta ainda que foi “um bom passatempo nesta época festiva”, coincidindo com o momento em que “várias pessoas que residem noutras localidades regressam à aldeia para celebrar a Páscoa em família”.

O CDC Faiões conta já com 36 anos de existência mas na última década têm-se centrado apenas na realização de encontros e passeios BTT, juntando centenas de participantes e amantes da modalidade. Em véspera de novas eleições para a presidência do clube, são muitas as promessas relativas à diversidade de iniciativas a realizar pelo mesmo nos próximos meses.




Sem comentários:

Enviar um comentário