Para quem pensa que não somos ninguém, afinal somos muito mais que isso! O jornal I mostra-nos que Portugal está por este mundo fora, presente nos mais variados produtos, nos mais longínquos lugares. Ora vejam!
Não são só as primas de França que querem ir a Belém provar os mais famosos pastéis do país. O pastel de nata que os chineses baptizaram de "dan-ta" é o bolo português mais vendido no mundo e o "The Guardian" atribuiu-lhe o 15º lugar na lista da doçaria mundial mais saborosa.
Vinho
As exportações de vinho devem atingir este ano um valor recorde de 600 milhões de euros. Temos vinhos cotados com 95 pontos (em 100) em revistas da especialidade e "famosos" que se derretem por eles: Saddam encomendava Mateus Rosé e Johnny Depp foi capaz de dar 3 mil euros por uma garrafa de Porto.
Azeite
Dois terços das exportações vão para o Brasil: o país não tem oliveiras. Foi um dos primeiros produtos que Portugal exportou – noutros tempos, quem colhesse uma oliveira alheia pagava 3 soldos – e é frequentemente premiado. Os médicos dizem que é a gordura mais saudável e as receitas de bacalhau a nadar em azeite agradecem.
Calçado
Os sapatos made in Portugal andam nos pés do mundo. Portugal, onde o preço médio de venda à saída da fábrica de um par de sapatos para exportação ronda os 20 euros, é o terceiro maior exportador da Europa. O estilista Luís Onofre assinou uma linha em seu nome; a Fly London e a Pablo Fuster são marcas portuguesas.
Lisboa
A capital portuguesa entra na lista como um produto, mas felizmente não se exporta. A "Monocle" elegeu-a a 25ª melhor cidade do mundo para viver. Razões? Baixo índice de criminalidade, boom cultural, permissão do casamento homossexual e, claro, o sol. Segundo as contas da revista, ele brilhou durante 2780 horas em 2009.
Futebolistas
O país é especialista em exportar matéria-prima com perninhas e jeito para a bola. Ronaldo é o mais famoso dos futebolistas emigrantes – melhor do mundo em 2008 e o mais caro do futebol mundial – mas há mais 247 a jogar no estrangeiro, 50 deles no Chipre. O que é que tem o Chipre? Tem sol, pagam bem e a horas.
Cortiça
São rolhas de cortiça made in Portugal que protegem o whisky de malte mais antigo do mundo ou garrafas de champanhe com 200 anos descobertas no mar. Mas a cortiça portuguesa – Portugal é o maior exportador mundial – não serve só para tapar garrafas: é usada em peças de roupa, pavimentos de azulejos ou bóias de pesca.
Louças
Não foi só o cão de água que a família de Obama importou de Portugal. Na mesa de jantar da Casa Branca, há porcelana da PORCEL, uma empresa de Oliveira do Bairro. A empresa Vista Alegre – que se fundiu com a Atlantis – é a sexta maior exportadora de porcelana a nível mundial: produz cerca de 10 milhões de peças/ano.
Tecnologias
O primeiro cartão de telemóvel pré-pago do mundo nasceu em Portugal; o primeiro sistema de navegação GPS com fotografias aéreas foi nosso; foi também em Portugal que nasceu o sistema que permite andar na auto-estrada e pagar portagens sem parar (a Via Verde, criada pela Brisa).
Sem comentários:
Enviar um comentário