Quando decidi seguir Comunicação Social já não era propriamente uma menina. Pensava por mim, consciente das responsabilidades da minha escolha. Não era um sonho de criança mas desde o momento que foi pensado e assumido que se tornou numa decisão consistente.
Contudo, este mundo contém uma vasta área de diferentes formas de intervenção, expressão, opinião, informação, demonstração... Dentro do jornalismo (a minha vertente de eleição), os profissionais são tão distintos como a área a que se dedicam. Um jornalista político em pouco se assemelha a um jornalista desportivo ou cultural. É certo que grande parte dos profissionais são bastante polivalentes pois a precariedade da profissão assim o obriga. Mas é um facto que qualquer jornalista inteiramente dedicado a uma área específica, desenvolve competências extraordinárias a aplicar no trabalho que realiza.
Daniel Oliveira é, para mim, um exemplo disso. Ao longo dos seus anos de experiência na área televisiva, desenvolveu técnicas de entrevista fantásticas. Faz perguntas que ninguém faz, questiona aquilo que ninguém quer responder, sempre com uma postura louvável e que nos toca no coração.
Aos 16 anos, Daniel Oliveira integrou a equipa dos "Donos da Bola", na Sic, depois de passar pela TV 7 Dias e pela Sic Notícias. Chegou à RTP com 22 anos. Onze anos depois, e com o regresso de Nuno Santos à SIC, como diretor de programas, Daniel Oliveira foi convidado a regressar ao canal privado. É autor e coordenador do "Fama Show" e do “Episódio Especial”. Assume ainda o desafio de criar os chamados “Especiais”. Devido à sua ligação ao mundo do futebol e às expectativas geradas com a aproximação do EURO 2008, Daniel Oliveira dirigiu e apresentou uma série de programas sobre os jogadores da Seleção Nacional: "Os Incríveis". Para o apresentador, o seu futuro passa pela televisão, seja à frente ou atrás das câmaras.In http://www.sic.aeiou.pt/
Os seus trabalhos no "Alta Definição" apelam, maioritariamente, à emoção do telespetador abordando temas da vida privada das personalidades famosas portuguesas à partida pouco apelativas. Contudo, ele tem a capacidade de conduzir a entrevista com muita profundidade emocional tornando-a um trabalho distinto de todos os outros.
Há quem o acuse de recorrer à sua boa relação com profissionais do futebol para conseguir subir na carreira mas Pedro Boucherie Mendes, diretor dos canais temáticos da SIC, afirma que Daniel Oliveira é "um dos melhores profissionais" que já viu trabalhar. Estou totalmente de acordo!
Outros trabalhos de Daniel Oliveira:
Sem comentários:
Enviar um comentário